sábado, 6 de julho de 2013

Green Roof Penthouse

Aqui no Brasil, chamamos de telhado verde as estruturas plantadas em lajes e telhados. Os norte-americanos também têm os nossos telhados verdes da permacultura, mas usam uma nova terminologia de "Green Roof Penthouse" para construções sustentáveis com área verde, como uma casa, nas coberturas dos prédios. O nosso telhado verde para eles seria provavelmente o "Green Roof Topping", que permite as hortas urbanas nessas construções.
Então mantenho a terminologia deles para facilitar a identificação do tipo de edificação voltada à moradia e não necessariamente ao cultivo.

A ideia é boa, simpática para quem gosta de morar em casa, sente falta de área verde, mas não abre mão da cidade grande e suas facilidades. O fato de não ter vizinhos e maiores limitações de espaço, viabiliza muito a instalação de placas de energia solar, sistemas de captação de águas pluviais, reúsos de águas cinzas em geral, além de áreas específicas para hortas domésticas, compostagem e até um pequeno pomar com frutíferas de pequeno porte, como os cítricos. Dependendo da área, um biodigestor integrado às fossas pode garantir a autossuficiência energética da construção e alie que quase toda a construção pode ser feita em material de demolição, justamente por normalmente existir um "esqueleto básico" em alvenaria.




Green Roofs

As cidades norte-americanas têm uma quantidade surpreendente de espaço aberto desperdiçado. Mesmo em áreas urbanas densamente povoadas como Nova York, é dado muito menos consideração aos imóveis sobre os telhados do que se poderia esperar de um povo que valoriza  tanto cada metro quadrado de espaço. Esta omissão é uma verdadeira vergonha, porque há tanta coisa que pode ser feita para melhorar o ambiente local e a qualidade de vida, simplesmente através da construção de um teto.




Loftcube, Werner Aisslinger, Rooftop Prefabs

Green Prefab Houses

Temos de admitir que o que primeiro nos levou a ideia de uma casa pré-fabricada foi a perspectiva de nunca ser capaz de se dar ao luxo de comprar uma casa em Nova York. Imaginamos então que a única forma de nossos sonhos se realizarem seria se pudéssemos alugar um telhado nos arranha-céus para depois, fincar uma casa pré-fabricada no topo. E teríamos um apartamento de luxo com vista por menos de US$ 200,000.00! Bem, aparentemente, não fomos exatamente os únicos que tivemos essa ideia ...


new york city, matthew blesso, diana balmori, joel sanders, landscape architecture, nature architecture, manhattan roof garden, roof garden, landscape design

O encontro do apartmento de Manhattan com o jardim escapista

Dois anos atrás, Matt Blesso comprou uma área de 3.100 metros quadrados em Manhattan. Ele sonhava com um apartamento com belos jardins na cobertura e queria estar rodeado pela natureza, mesmo no coração da cidade. Por não ter um polegar verde, ele deixou seu apartamento nas mãos de dois professores de Yale. A dupla foi formada por Joel Sanders, o arquiteto e Diana Balmori, a paisagista, que ministram juntos um curso chamado Interface, unindo arquitetura e paisagismo.

Localizado na Broadway, NoHo, o apartamento aberto e arejado foi construído com um compromisso com a sustentabilidade. A cozinha e a sala de estar são inundadas pela luz natural das janelas do chão ao teto. Madeira certificada pelo FSC revestiu todo o apartamento com lindos pisos de madeira. O quarto principal é envolto em vidro, promovendo sensação de luz, mas com um toque de um botão, o vidro fica translúcido, proporcionando então privacidade.
Uma escada leva ao telhado verde, que está rodeado por plantas que sobem em torno de uma parede viva. No topo, os visitantes podem desfrutar de um mergulho na banheira de hidromassagem com vista para o East Village, ou cozinhar um banquete na cozinha ao ar livre. Plataformas multi-niveladas convidam a contemplação rodeada de vegetação exuberante. O telhado verde acima da escada é plantado com ervas comestíveis.









icosa village pod, icosa village pod rooftop nyc, rooftop houses, rooftop houses nyc, new york city rooftop homes

nyc rooftop house, new york city rooftop houses, green roofs, green building, nyc rooftop homes, rooftop house nyc






Shopping na China é coberto com quatro Villas Green Rooftop

Enquanto Nova York está fazendo progressos na promoção da instalação de telhados e coberturas residenciais verdes em toda cidade, a China está adotando essa concepção para novas alturas com um shopping center coberto com um telhado exuberante e quatro villas na cidade de Zhuzhou, na província de Hunan! O jornal China Daily relata que as casas no topo do Shopping Jiutian apresentam uma possibilidade intrigante para áreas urbanas em busca de oferecer mais espaço verde aos moradores.

Jiutian International Square mall, green roof, china, Zhuzhou, green-roofed mall, sustainable design, green design, green building, sustainable building



Mais informação:
Top 5: fazendas urbanas novaiorquinas
Finca Bella Vista, o condomínio sustentável de casas na árvore
A casa sustentável é mais barata - parte 03 (material de demolição)
A casa sustentável é mais barata - parte 06 (captação de águas pluviais)
A casa sustentável é mais barata - parte 19 (construções com portas e janelas)
A casa sustentável é mais barata - parte 20 (reuso de águas cinzas do banho para o sanitário)

Nenhum comentário: