quarta-feira, 15 de junho de 2011

Para onde foi a neve?

Presente de Carol Areas, que mora no Canadá e sabe como estão as coisas por lá: O urso polar que não consegue entender porque o seu mundo de repente ficou roxo.

Este confuso urso polar não entende a situação e busca por alimento em um novo mundo - a paisagem canadense está coberta de lindas flores roxas em vez de neve branca. Longe de estar camuflado, o urso pode ser visto de longe, já que ele está entre milhares de flores multicoloridas.

As fotos foram tiradas pelo fotógrafo Michael Poliza, 53, que não podia acreditar em seus olhos quando viu o urso vagando por toda a paisagem. Onde deveria haver neve, ao contrário, há um campo de flores roxas, confundindo este urso polar. A paisagem mudou: Normalmente, esta área seria coberta pela neve nesta época do ano, mas a mudança climática significa que o gelo já se retirou

Ele disse: "Ursos polares são animais muito solitários de qualquer maneira. Mas este parecia particularmente triste vagavando por aí, sem entender onde a neve tinha ido."

As imagens são impressionantes, porém mostram o efeito grave que a mudança climática está causando no nosso planeta.




Os ursos polares estão tendo que se adaptar ao mundo em mudança e procurar por alimento no interior. Normalmente, eles buscam seus alimentos no gelo durante os meses de inverno, mas a cada ano, o gelo está derretendo mais cedo na primavera e se formando mais tarde no outono.

Isso significa que eles estão enfrentando cada vez mais verões mais longos semas  reservas de gordura de focas. Sr. Poliza, de Hamburgo, na Alemanha, disse: "Durante o verão do Ártico os ursos polares passam a maior parte do tempo descansando. Este urso polar ainda tinha três meses para ir novamente para a temporada anual de caça às focas. Como existem apenas cerca de 25.000 ursos polares, o futuro parece mais incerto do que nunca. As populações ao sul ao longo da Baía de Hudson são as mais afetadas pelas alterações climáticas."



As fotos foram tiradas por Michael Poliza na baía de Hudson no Ponto Hubbard, Canadá.


Fonte: Daily Mail Reporter


Mais informação:
Degelo e inação
Dicionário básico do Aquecimento Global
Antropoceno, a era geológica em que o homem desregulou a Terra

2 comentários:

Carolina Arêas disse...

A foto é linda mesmo. O branco do urso em contraste com as flores.... mas o significado das imagens é triste demais.

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Carol, a cara desse urso sem saber o que fazer parece a dos meus cachorros quando aprontam alguma. Tb me partiu o coração.
Adorei o presente.
Bjs