segunda-feira, 14 de junho de 2010

Torcida verde pela seleção canarinho


Eu amo futebol, você provavelmente também e o país inteiro amanhã às 15hrs, vai parar e colar todos os olhos na tv. É a "pátria de chuteiras" como dizia o Nelson Rodrigues.
Em 2010, 180 milhões em ação, mas para tentar tornar essa festa mais sustentável, seguem as dicas:

Organize a carona, carro cheio de amigos, ou vá de transporte coletivo. E, se beber, não dirija.

Assista aos jogos com os amigos naquele bar favorito, em grupo com o pessoal do trabalho, em família... Um única tv ligada para um bando de gente feliz, torcendo pelos volantes e economizando energia.
Apague a luz durante os jogos, melhora a imagem inclusive.
Segundo o Engenheiro responsável pela hidrelétrica de Itaipu, os momentos de maior pico de consumo são justamente na vigência da Copa do Mundo, durante os intervalos. O país inteiro acende as luzes, abre a geladeira e liga eletrodomésticos, como rádios e microondas - já há equipes de prontidão para evitar o risco de apagão.

Cerveja, só da boa, de origem controlada - D.O.C., receitinha bavariana sem açúcar nem hidropirataria, melhor para a ressaca principalmente.
Compre as garrafas grandes, além de render mais do que a temida long neck, recicla depois.
Sirva em copos de vidro, reutilizáveis, e convenhamos que é muito melhor para beber do que em copo plástico ou latinha.

No post sobre Ceia de Natal, há uma série de petiscos que são gostosos o ano todo, até pizza e frituras, muito melhor do abrir um pacote de biscoito.
Amendoim, além de delicioso e saudável, assim como milho para pipoca, pode ser sempre comprado a granel muito mais em conta do que milhares de pacotinhos (e embalagens) no supermercado.

Se o churrasco for inevitável, compre também quilos de legumes orgânicos e leve a assar na brasa junto com as carnes. Os melhores: cebola, cabeças de alho inteiras, batatas e cogumelos de todos os tipos, berinjela, abobrinha e tomate, que são frutos, espigas de milho, cenouras, abóbora e beterrabas em rodelas.
Salada de batata baroa com azeitonas e maionese de abacate (ou cenoura), farofalho de aveia com muito molho a campanha (divida em vários potes, em um junte coentro e cheiro verde, noutro adicione repolho fatiadinho e cenoura ralada, num terceiro nabo cru picadinho e assim, tenha vários vinagretes distintos que são quase uma salada)
Frutas? Banana é de lei, mas abacaxi, maçã, pêssego, abacate, uvas e todas as frutas vermelhas (morango, amora e framboesa...) e secas (ameixa, banana, damasco, figo, tâmaras...) também rendem espetinhos deliciosos. Depois de assado, é só rolar no coco ralado ou castanha de caju moída.


Doe suas figurinhas repetidas, caso esteja fazendo o Álbum da Copa. Em tempo, figurinhas, assim como "durex" e toda fita adesiva, não reciclam por causa da cola contida.

A camisa oficial da seleção é "verde", feita a partir de pet reciclado, um show de bola, veja mais no Embalagem Sustentável. Se ainda não comprou a sua, fuja da camisa "pirata" do camelô e valorize a oficial.

Dificilmente a rua foi decorada com uma ecotinta, mas um muro ou porta de garagem são fáceis e podem até retratar o gol que esperamos que saia.

E não solte fogos, assusta os animais a ponto de já termos casos de suicídios entre cães domésticos. Não é frescura, fique de olho.


Mais informação:
O melhor Guia do Carnaval de rua carioca
Turismo sustentável: 10 pecados naturais
Dia dos Namorados sustentável
Festas Juninas sustentáveis

2 comentários:

Sonia Hirsch disse...

Oi, Carol, achei você lá no blog da Cida Comoti, que, aliás, está indo de vento em popa, você viu o post sobre herpes com fotos do processo todo? Receitas legais, muito inhame, e miniaturas dos blogs que ela indica, não sei como se chama nem como se faz isso. Aí vim aqui ver essas dicas ótimas para amanhã e deixar um beijo. Brasil!

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Sonia, que prazer receber sua visita :-)
O blog da Cida está cada vez melhor, estou seguindo.

Aproveito a deixa para postar mais uma dica para a Copa:
Doar sangue com jejum de álcool e gordura de 24h, os estoques em época de festa caem pelo menos 30% e são justamente nessas datas em que a perigosa combinação bebida+direção vitima mais gente. Os 2 maiores telejornais do país ontem à noite, estavam "convocando" a população.

Grande beijo para vc tb, Brasil!!!