sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dia dos Namorados sustentável



Para comemorar a data a dois e de forma sustentável, sem ressaca moral:

Não compre um celular novo, cada aparelho produzido consome metade dos metais conhecidos pelo homem listados na tabela periódica. Comprando eletro-eletrônicos novos, priorize as empresas de tecnologia ambientalmente responsáveis, veja no ranking do Greenpeace quem se importa.

Bicicleta é um presente ótimo, acaba com o sedentarismo e aproxima os dois numa atividade comum que pode ser praticada sempre. 1 bicicleta a mais = 1 carro a menos.

Vinhos e bebidas orgânicas, meu pai ganhou uma garrafa de Limoncello italiano de cultivo orgânico quando fez 60 anos. As cachaças também são ótimas.

Não dê flores em vasos, Flores não são verdes - Que tal um vasinho com mudas de ervas aromáticas? Estimule a horta caseira na casa do outro, quem cozinha pode adorar.

Cosméticos e perfumes biodegradáveis e não-testados em animais, das melhores marcas, são o sonho de qualquer mulher com mais de 9 anos de idade.

Se o presenteado tem um hobby ou coleciona algo, digamos que seja louco por futebol, uma camisa da seleção ou do time do coração, de época e autografada pode ser facilmente comprada em leilão virtual. O mesmo se aplica à vinis, bonecas, peças de arte e afins. Um dos meu sonhos de consumo é uma camisa oficial do Flamengo, da época da conquista do mundial, autografada pelo Zico. Se for a número 10 então, é a perfeição. Mas deve custar uma fortuna.
Não é para dar réplica, estamos falando das originais. 1 única camiseta nova consome pelo menos 20 litros de agrotóxico para ser produzida. A camiseta mais sustentável é a que já existe, de segunda mão.

Se os dois curtem coisas para casa e estão nessa fase, móveis antigos ou mesmo utilitários de época, como um gramophone e juke box, biombo ou baleiros, são muito charmosos. Decorei toda a minha casa com móveis de segunda mão encontrados nas Feiras do Lavradio e Pç XV, do século XIX aos anos 70, em madeira de lei e com muito estilo, sem derrubar mais árvores desnecessariamente. Obras de arte, como quadros e até lustres de cristal também são encontrados por menos da metade do preço do mercado de antiquariato convencional. O passeio pela feira para escolha à dois do presente, já é um programa inesquecível.

Presenteie com um animal de abrigo, não compre seu amigo estimulando esse comércio criminoso de criadouros. Eu tenho 2 vira-latas, Olimpia e Margarida, são como filhas. Um gato é o ideal para quem ainda não tem experiência. Se adotar, castre, ou exija um animal já castrado, para que seu presente não vire "de grego". Mas não aproveite para comprar um aquário ou tartaruga. Aquários só de plantas e, se você tiver que comprar um animal, rejeite e vá para o abrigo escolher seu amigo.
Se tiver intimidade com o presenteado, leve à pessoa ao abrigo, vai ser inesquecível e sempre existe a possibilidade de doar ração e ainda voltar com um gato além do combinado.

Se a namorada curte roupas "vintage" e estilosas, um presente de brechó pode ser o sonho dela. Eu tenho um vestido Lacoste original, década de 60, comprado por R$100,00 num brechó. Lenços e echarpes podem ser transformados em blusas, saias e até vestidos - um presente lindo e clássico, que se encontra em qualquer brechó.
Alguns homens também podem curtir, especialmente os da área de criação e artes, as camisas estilo "jogador de boliche 50´s" são encontradas em todas as cores, assim como chapéus Panamá, óculos escuros e até gravatas assinadas.
Lembre que um único aparelho celular consome o equivalente a meia tabela periódica em metais nobres e uma calça jeans nova "bebeu" 42 litros de água pura em seu processo de produção.

Aqui no blog, são encontradas igualmente muitas dicas de sapatos e bolsas em materiais alternativos, fugindo do couro, todos sob o marcador consumo consciente e até roupas feitas com algodão orgânico ou de pet reciclado, as grandes grifes estão aderindo, principalmente com camisetas e roupas esportivas.

Se for uma criatura prendada, do tipo que costura, borda, assa biscoitos, panetones, esmerilha pedrinhas e ainda entende de marcenaria e mecânica, faça seus presentes em casa. É muito mais charmoso e você ainda pode personalizar. Para quem gosta de chocolate, bombons caseiros. Para quem está de dieta, batons de urucum com manteiga de cacau ou uma linda saída de praia em crochê bordado à mão. Para quem tem casa fora, uma cesta cheia de vidros de geleias variadas. Tudo feito em casa e embrulhado por você.
O que não falta nesse blog são receitas, incluindo dos bombons e panetones, linkados abaixo. Para os batons, veja a postagem "Fazendo baton em casa". Para as geleias, busque no pesquisador da barra lateral, estão espalhadas e vão do cupuaçu com rapadura ao figo seco com pêra.

Sabendo marcenaria, um sonho meu, aproveite material de demolição, como portas e janelas em madeira de lei de casas antigas e faça lindos bancos, aparadores, encostos de cama. A série "A casa sustentável é mais barata" tem uma edição exclusiva de reúso de material de demolição, A casa sustentável é mais barata - parte 03 (material de demolição).
Eu mesma fiz uma estante e uma mesinha de cabeceira com caixotes de feira, veja melhor em "Comendo a ração que vende"

Presentes mais caros como jóias, também são válidos e fazem parte da tradição de muitas famílias. Eu não estimulo a compra de uma jóia nova, afinal todo processo mineratório é extremamente poluente e geralmente exploratório aos trabalhadores envolvidos. Mas ganhar uma jóia de família é muito sofisticado e demonstra que não existe a menor intenção de romper o vínculo. Se não for o caso da família ter jóias, há inúmeros leilões de jóias antigas ou mesmo penhoradas, onde as peças são encontradas inclusive a preço mais baixo. Alguns homens podem sonhar com abotoaduras em ouro e acharem diferente participar de um leilão onde serão presenteados.

Nem todo presente precisa ser uma lembrança física, os presentes de uso vêm se mostrando uma tendência, principalmente entre jovens e idosos. Anuidades em academias, escolas de línguas, cursos de especialização ou hobbies em geral. Muitas vezes o presenteado quer (e precisa) aprender algo novo e trocaria todos as lembrancinhas pela oportunidade. Ingressos para jogos e consertos também são uma ótima opção.

Faça o presente ou pelo menos o embrulho em casa, embrulhe a caixa de papelão em retalhos de tecidos - como o furoshiki dos japoneses -  um lenço ou fronha que não é mais usado, os classificados eróticos do jornal, amarre com fita ou barbante (dispense o durex, que não recicla) e arremate com uma flor ou folha seca. Uma outra dica simpática é usar um saco de papelão tradicional de padaria, escrito "feito com carinho" e decorar o mesmo com desenhos de coração, flores e galhos secos.
Quem souber fazer origami, pode decorar o embrulho mais simples com flores e pássaros, permitindo efeito tridimensional.
Veja como fazer um embrulho para presente em papel jornal, decorando com galho de cedro e tsuru em origami. ou um furoshiki com retalhos de tecido que permite mil montagebs, até para embalar garrafas.



Quarto iluminado a luz de velas e casa aquecida a lareira, o fogo é romântico e ainda economiza energia. Cuidado com incêndios domésticos, velas devem ser mantidas afastadas de paredes e tetos rebaixados em alvenaria ou madeira e nunca colocadas em recipientes plásticos que derretem. A imagem da mesa de madeira cheia de velas acesas é linda, em comercial de tv - na vida real, a cera derrete e o pavio (aceso) vai apoiar-se na madeira, transformando seu móvel numa fogueira, o próprio verniz é igualmente inflamável.
Leia melhor sobre incensos e aromatizadores de ambiente.

Passeios de bicicleta, pedalinho ou barco a remo, não emitem CO2 e vão render fotos engraçadas dos dois.
A própria bicicleta é um presente ótimo e, se um dos dois já pedala, o hobby em comum, vai aproximar mais ainda.
Se os dois gostarem de contato com a natureza, uma trilha, escalada ou saída de mergulho em lugar ainda não visitado, também é diferente e pode render um piquenique.

Banho a dois, economiza água, especialmente o de banheira já que vão passar hrs na água... Use produtos de higiene pessoal biodegradáveis e não testados em animais - a Lush, tem uma linha afrodisíaca toda em óleos essenciais aromáticos e decorada com pétalas secas, um luxo.

O jantar a luz de velas, guardanapos de pano e comida especial para a data, com ingredientes escolhidos criteriosamente. Um bom vinho orgânico e biodinâmico, capirinha de cachaça orgânica feita com as frutas da época e adoçada com rapadura ou melado (fica incrível, Claude Troigrois faz com jabuticaba), uma jarra de água aromatizada com pétalas de rosas... sobremesas sem açúcar, que dá sono e nessa noite, ninguém quer dormir. Aqui, o que não falta é receita, incluindo para o café da manhã, o day after, vá em frente e surpreenda quem cozinha sempre.


Os grafites vieram do Orgônio, blog da querida Karin





Mais informação:
Flores não são verdes
Jóias são insustentáveis
Café da manhã de inverno
Verde é sexy, diversão e arte
Vinhos orgânicos e biodinâmicos
As dicas para beber cachaça orgânica sem insalubridade
Incensos e aromatizadores de ambiente: o mundo é o que você cheira
Embrulho para presente em papel jornal, decorando com galho de cedro e tsuru em origami. ou um furoshiki com retalhos de tecido que permite mil montagens, até para embalar garrafas.







Observação de setembro de 2011: agora são 3 vira-latas na casa, veja a Pipa

Nenhum comentário: