terça-feira, 27 de outubro de 2009

Frutas Assadas


É uma tradição brasileira, de cozinha com forno de lenha e carvão, um hábito muito gostoso e que, além de fácil, é saudável e perfuma a casa toda.

Você pode juntar um pouco de rapadura picada ou mesmo um fiozinho de melado (meio copo de caldo de cana, 100ml.), mas pode ser feito sem adoçar e é interessante provar a fruta cozida em seu próprio açúcar natural.
Todos podem ser feitos em pirex, travessa de barro ou aço inox e adicionar 1 cravo da índia, 1 pau de canela, 1 “dedinho” de gengibre e algumas folhas de laranjeira ou limoeiro na própria travessa deixam o sabor e o aroma incomparáveis. Se assado com a travessa tampada, ou coberta com alumínio, fica ainda melhor, rende mais caldo.
Para quem não tem forno, ou está com pressa, nada impede de fazer em panela de barro, pedra ou inox.






Sugestões:
Manga Assada com polpa de maracujá;
Abacaxi assado com coco ralado;
Figo fresco assado com suco de 1 laranja ou mesmo um pouco de água;
Maçã assada com damasco seco (ou ameixas secas) e uva passa;
Pêra assada com ameixas secas e/ou uva passas;
Pêssego assado com suco e raspa de laranja;
Figo, maçã, pêra ou pêssego (não misture) com alguma das frutas vermelhas (morango, framboesa ou amora – não misture) e suco de 1 laranja ou sumo de 1 limão;
Mamão assado com suco de 1 laranja ou sumo de 1 limão;
Mamão assado com polpa de maracujá;
Banana assada com leite de coco e coco ralado;
Banana assada com suco e raspa de laranja ou limão;
Salada de frutas assadas: manga, mamão, caqui, abacaxi e banana com coco ralado e suco de laranja ou polpa de maracujá. A maçã, a pêra e o pêssego perdem o gosto quando misturados às outras frutas, não vale a pena juntar na salada, e o caqui não assa bem sozinho, mas combina com todas as outras.


Dicas:
A banana também pode ser assada na própria casca sem líquido nenhum e pode ser igualmente feita na brasa da churrasqueira. O abacaxi em rodelas grossas, passadas ou não no coco ralado, também assa bem na churrasqueira.
A maçã e a pêra ficam bonitas se recheadas da fruta seca que as acompanha.
Já o figo deve ser assado inteiro, um coladinho no outro, é como fica melhor.
As frutas vermelhas como morango, framboesa e amora assam muito bem sozinhas e, se adionada uma dose de bebida destilada (cognac, rum ou cachaça) ou vinho durante o preparo, pode ser a sobremesa ideal para 2 pessoas. Leia melhor sobre bebidas orgânicas e biodinâmicas.

E todas as frutas, depois de assadas, acompanham nozes, amêndoas e castanhas picadas, com algumas folhinhas de hortelã por cima.


Para sofisticar: recheie com o doce de leite de tahine com melado de cana ou acompanhe com Chantilly de iogurte , huile de noix aromatizado com canela em pau, cardamono ou baunilha ou uma caldinha de chocolate amargo derretido.


A versão mais chique das frutas assadas é a Poire Belle Heléne e as mais populares são os doce de banana com cravo, canela e rapadura (como na foto acima) e a goiabada cascão em pasta




Poire Belle Heléne (foto abaixo sem créditos) é uma sobremesa francesa e foi uma obsessão familiar há alguns anos, minha mãe descobriu e todo mundo ficou fissurado. Pode ser feita também em maçã, mas não fica tão boa.

É deliciosa, muito chique e pode ser toda adaptada. A pêra cozida na calda de vinho é apenas uma variação de fruta assada no forno, só que cozida no fogão em panela de pedra, barro ou inox.





Vamos à Poire Belle Heléne:
Cozinhe 6 pêras orgânicas descascadas (mantenha os cabinhos) em uma calda já pronta feita com 500ml de água e 500ml de vinho tinto orgânico em partes iguais (1 litro no total), adoçado com meia xícara de rapadura, 1 folha de laranja ou tangerina e 1 cravo da Índia.
Retire enquanto estiverem firmes e espere esfriar.
Arrume em taças com 2 colheres de sopa da calda de vinho por pêra, cubra com outra calda, quente e feita a partir de uma barra de cholocate meio amargo orgânico derretido em banho maria. Junte leite de coco caseiro leite caseiro de castanha do Pará ou suco de laranja se precisar dissolver. Tempere sua calda com baunilha, 1 cravo e cardamono se gostar, mas não adoce.
Enfeite com o chantilly caseiro de iogurte orgânico e 1 fiozinho de huile de noix.
Salpique amêndoas picadas por cima e enfeite com um galhinho de hortelã.
Ou sirva acompanhando Mousses e pudins de chocolate

Os franceses têm adoração por pêras e sua aguardente nacional não é a base de cana de açúcar como a nossa (ou do agave como a tequila mexicana), mas justamente um destilado de pêra fortíssimo, o Poire. Encontrando um Poire de cultivo orgânico, esqueça do chantilly, do huile e das amêndoas, cubra sua pêra cozida no vinho apenas com a calda de chocolate e despeje 1 dose de Poire por cima do feitiço.





Atualizações do blog com essa delícia:

Em 2014:

Doce de banana simples sem açúcar com cravo e canela na panela elétrica redonda







Doce de banana com tahine, nozes, castanhas, passas, coco ralado e rapadura na panela elétrica redonda









Em 2017: 

Frutas assadas variadas na panela elétrica quadrada: banana assada na própria casca com canela, maçã assada recheada de tahine com melado, morango com figo e rapadura, maçã com pêssego e rapadura e abacaxi com maracujá e rapadura.































Blogueira amiga: Syl Ribeiro também fez umas versões muito boas.

11 comentários:

Fada_Lin disse...

vou fazer no fim de semana (que é quando meu marido almoça em casa) a banana com leite de coco e coco ralado... hmmmm...

Fada_Lin disse...

Posso postar no meu blog de receitas?
Te dou os créditos!!!

:)

Fada_Lin disse...

Postei!!! (nem esperei teu aval... não me aguentei!!! xD)

http://cozinhamando.blogspot.com/2009/10/frutas-assadas.html

Abração!

Carol Daemon disse...

quando postei, lembrei de vc que adorou as mousses de fruta e é casada com diabético.
fique a vontade, vc é de casa.
beijinho no Uriel

Karin Fromm disse...

Nham!!!!!!!!!!! Salivei!

Anônimo disse...

Uma delicia! Gosto de assar a maça com mel dentro e um cravo, muito bom. Flávia

Carol Daemon disse...

Oi Karin,
ontem comi a banana assada só num tico de água com cravo, canela e umas folhas de laranjeira.
Acompanhei da geléia de cupuaçu, postada aqui e ficou show!
abs, Carol

Carol Daemon disse...

Oi Flavia, maça assada é maravilhoso mesmo.
Vou te dar 2 dicas: tente trocar o mel por melado (vou postar sobre mel um dia desses, fique de olho) e não envolva a maçã em papel alumínio, ok.
Beijos, Carol

sylribeiro disse...

Nossa que maravilha, vou linkar tambem! Viva!

Luciana Camuzzo disse...

Fica uma delicia por algumas folhas de louro no figo.

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Ah que delícia, espera a época do figo chegar e essa novidade não me escapa :-)