sábado, 22 de agosto de 2009

Café da manhã de inverno


Café preto não é das coisas mais saudáveis, procuro tomar pouco, só nos fins de semana porque realmente adoro. Compro uma marca orgânica, embalada a vácuo (mantém fresco por mais tempo) e com embalagem em papel reciclado. E tomo parcimoniosamente, feliz da vida, principalmente nesse friozinho.

O café de hoje é da Cia. Orgânica, tão bom quanto o convencional. Filtrado no filtro em papel reciclado da Melita, 10% mais caro do que o filtro em papel branco, mas com a vantagem de ir direto (com pó e tudo) para a composteira após seu uso.


Acompanhamentos que sempre dão certo e são bons de ter na geladeira:

Papa de arroz integral e mingau de aveia caseiros (ambas as dicas da Syl)

Bolos 100% integrais, caseiros e sugar-free

Cuscuz de tapioca com leite de coco

Ovo assado no abacate

Pão de queijo caseiro

Rabanada caseira



Pão 100% integral (ou beiju de tapioca) com queijo fresco e geleia de frutas secas sem açúcar caseira ou de Geleias de frutas vermelhas Geleias para adulto: pimenta, manga com pimenta rosa, gengibre, vinho quente, hortelã e capim limão ou a manteiga de tahine com melado de cana (frio, tem gosto de manteiga de amendoim e derretido, lembra doce de leite, perfeito com coco ralado na tapioca) ou em castanha do Pará (para os alérgicos a gergelim), a manteiga de castanha do Pará

O Panetone integral de banana, que permite infinitas combinações, até salgadas em abóbora com fubá, veja as versões salgadas na postagem Pão de Raízes caseiro, integral e orgânico


Panqueca integral, segue a receita que pode ser congelada:
1 xíc de farinha de trigo integral
1 ovo caipira
1 col. rasa de sobremesa de fermento biológico
1 pitada de sal marinho
1/4 xíc de água quente
1/2 xícara de melado de cana
Bater tudo junto no liquidificador
Opcionais: 1 col de sopa de coco ralado, 1 col de sopa de canela em pó, 1 col de sopa de cacau em pó, 1 col de sobremesa de gengibre ( ou cravo) em pó, raspas de laranja ou limão. Vale trocar a água por leite de coco ou qualquer leite vegetal (ou mesmo chá aromático, como chá de folhas de limoeiro e laranjais, maçã, canela...).
Não troque o mel-melado por nada, já tentei e não deu ponto, mesmo azeite e tahine resultaram numa panqueca grossa e pesada.
Fica ótima, acompanhada de manteiguinha derretida e mesmo uma colher de iogurte natural batido com melado e canela.
Toda panqueca fica ótima se feita com sementes de lavanda.


As brasileiríssimas tapioca (receita linkada da minha tapioca favorita, com doce de leite de tahine com melado), pamonha caseira, inhame, batata doce, espigas de milho, pupunha e bananas verdes assados ou cozidos com manteiga orgânica e melado de cana, alguns gostam de polvilhar um pouco de canela por cima.

Lassi indiano

Vitamina de banana com aveia no leite de castanha do Pará


Um chocolate quente com cacau orgânico, usando o leite de coco caseiro ensinado na receita do cuscuz de tapioca, adoçado com melado, huile de noix, canela e gengibre, é fácil e pode ser engrossado com araruta em pó, para os que gostam mais grossinho.

E para quem não abre mão de um copo de leite gelado, veja como fazer o leite de castanhas naturalmente adoçado com passas, cujo bagaço vira um cookie.



Para mais bebidas quentes, a postagem Delícias Quentinhas diz a que veio: 
Chá de laranja, limão e tangerina, Chá de camomila quente com limão ou com infusão de hortelã e erva cidreira, Chá de maçã, Chá preto com laranja, Chá de morango, Chai, Leite quente de inhame com banana e especiarias, Cappuccino de cevada da Kenia, Receita básica de chocolate quente, Chocolate fudge adaptado, Fancy Dandy Tea, Superfood Haute Chocolate, Spiced rice milk drink, Sort of Dandy Chai, Bebida quente de beterraba, Cappuccino, Irish Coffee, Scottish Coffee, Vinho quente e Quentão!



Importante: fuja de pão branco, bebida pronta , requeijão de copo, leite de vaca-soja e margarina


Mais informação:
Delícias quentinhas
Os brunchs do feriadão
Café da manhã de verão
Udon, o melhor café da manhã


8 comentários:

André Flausino disse...

Adorei a receita!!!
Vou fazer com ctza!
Obrigado
;D

Carol Daemon disse...

Olá André, que bom te ver por aqui novamente.
Faça sim que fica ótima!

Anônimo disse...

Oi Carol, conheci seu blog agora, fiz a geleia de damasco e adorei! Queria saber quantas panquecas você faz com uma receita? Muito obrigada. Flávia

Carol Daemon disse...

Oi Flavia,
já fiz essa panqueca algumas vezes e nunca contei, mas acho que a receita rende 6 panquecas pequenas.
abs, Carol

Anônimo disse...

Obrigada Carol! Abs Flávia

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Adaptei a receita novamente, ainda mais leve e saudável - mais uma versão que dá certo:
1 xíc. de farelo de trigo (ou metade farinha integral + metade farelo)
1/4 de xíc de melado
1/2 xícara de água
1 col sopa rasa de fermento
2 ovos caipiras
1 pitada de sal

Nani Oliveira disse...

oi Carol, tenho acompanhado o seu blog mas ainda não tinha me manifestado. Em primeiro lugar parabéns pelo blog, aprendo muito com ele e imagino que um monte de gente também. EStava olhando essa foto do café e notei que a sua cafeteira (no fundo) tem uma jarra de inox, é isso mesmo? Se for, me fala qual é a marca? Obrigada e um abraço. Elaine

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi Elaine, seja bem vinda. A marca da cafeteira é Arno, mas não acho que essa jarrinha em inox mantenha o café quente. As antigas em vidro temperado conservam melhor.
Abs, Carol